domingo, 15 de novembro de 2009

plateia despreparada u.u

ontem, a convite da minha bailarina favorita, fui assistir o Festival de Dança do Studio Rose, acompanhada da Jules. e confesso: foi uma experiencia apaixonante, mas ao mesmo tempo, decepcionante.

apaixonante por eu ter percebido o nível artístico que a Cia do Studio possui. tanto o ponto temático das danças como o preparo dos bailarinos estavam em níveis excelentíssimos, com destaque para a bailarina Alcione e o bailarino José *-* (lindos lindos lindos). a qualidade das apresentações era impecável e o esforço para que essa qualidade fosse atingida era notável.

porém, foi uma experiencia decepcionante devido ao público. de fato, a educação cultural amapaense precisa ser trabalhada. enquanto os artistas exibiam talento e performances de alto nível, o público apenas demonstrava nao está preparado para tal. gritos direcionados aos artistas durante as performances, aplausos fora de hora e assobios quando as bailarinas se despiam de acordo o enredo eram algumas das demonstrações de imaturidade cultural e completa falta de educação. para crianças, esse tipo de atitude é até justificável, mas aqui no Brasil. se estivessemos falando de Europa, não é aceitável nem mesmo crianças com tal comportamento. porém, ADULTOS (isso mesmo) se portavam de tal maneira! ora, será que arte é algo tão banalizado a ponto de ser menosprezado pelos amapaenses?

eu, sinceramente, fiquei triste. mas ao mesmo tempo, me senti estimulada a realizar meu sonho: tornar o Brasil um país culturalmente avançado, onde as pessoas percebam a importancia da cultura na formação da cidadania.
porém, enquanto a conformidade ainda for um imperativo na mentalidade das pessoas, acho que esse sonho pode realmente se tornar o que tenho medo que seja: uma utopia.

:(

Nenhum comentário:

Postar um comentário